segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Evento sobre Darwin!!!





Enfim ocorreu o evento sobre os 200 anos de Charles Darwin na UFV!!! O simpósio aconteceu no auditório e no hall da Biblioteca Central da UFV, nos dias 24 e 25 de Novembro.

Público assistindo a evento



No primeiro dia houve uma mesa redonda sobre evolução, com a presença dos professores: Renato Feio, Clóvis Neves, Karla Yotoko, Carlos Sperber e Lúcio Campos. Primeiro, cada um deles fez uma pequena apresentação individual sobre o que seria discutido. O professor Paulo Toma também participou desse primeiro momento. Depois foi aberto um espaço para perguntas e começou a mesa redonda.

Mesa redonda




Já no segundo dia, houve diversas palestras:

A primeira palestra, proferida pelo professor Anderson Fernandes, tratou sobrbe a descoberta e estudo de um fóssil hominídeo, o Ardipithecus ramidus. O professor falou sobre estudos sobrbe os dentes do fóssil, e suas comparações em relação ao Australopithecus, e sua relação com a evolução do homem.

A segunda palestra, com o professor Paulo Toma, tratou sobre a evolução do pensamento humano. Foram discutidos conceitos como o mecanicismo, iluminismo, a força da Igreja sobre a construção da sociedade. Ao falar sobre darwinismo, o professor comentou como ele foi capaz de rompercom a visão mecanicista do mundo.


Professor Paulo Toma




A terceira palestra foi dada pelo professor Clóvis Neves. Ele debateu sobre evolução e desenvolvimento, mostrando como avanços no estudo da embriologia puderam ajudar na nova visão da ciência a respeito da evolução.


Professor Clóvis Neves




A última palestra foi proferida pelo professor Jorge Dergam, que falou sobre a relação de Darwin com Deus. Ele fez um breve relato sobrera biografia dee Darwin e de como certos acontecimentos em sua vida o fizeram se tornar um agnóstico. Após a palestra houve discussões sobre a evolução e a religião.


Professor Jorge Dergam



Durante todo o evento, ocorreu em paralelo uma exposição no hall da biblioteca, com vídeos, fotos, jogos, revistas, fósseis, banners e animações em computador. Tudo isso pôde ser conferido de perto pelo público!

Computadores com animações e jogos sobre evolução na exposição




Banners da exposição






Fósseis de cefalópodes em exposição



Jogos educativos sobre evolução na exposição do evento




Evolução da fala

No mês passado foi publicado um artigo sobre uma possível descoberta de um gene relacionado à fala humana. Leia um trecho da notícia sobre o artigo:


"Chimpanzé, nosso mais próximo parente na cadeia animal, não fala. Nós falamos. Agora cientistas localizaram uma mutação em um gene que pode ajudar a explicar essa diferença. Essa mutação parece ter sido determinante para o desenvolvimento da fala. Provavelmente não é o único gene responsável por esse processo, mas pesquisadores acharam um gene que tem aspecto e atividade diferentes em chimpanzés e humanos, segundo o artigo publicado nesta quarta-feira pelo jornal Nature.

Testes de laboratório demonstraram que a versão humana tem relação com outros cem genes, diferente da versão do chimpanzé. Este gene - chamado FOXP2 - sofreu mutação durante o desenvolvimento humano, promovendo a habilidade da fala. (...) "


As tecnologias da biologia molecular vêm avançando extraordinariamente nas últimas duas décadas. Desde então os evolucionistas estão utilizando ferramentas para analizar possíveis relações entre sequências gênicas de diferentes espécies para verificar como foi o processo evolutivo que levou à diferenciação de genes. Essa descoberta de um possível "gene da fala" é mais um exemplo de uma tentativa de elucidar as diferenças evolutivas entre grupos irmãos (neste caso, gêneros Homo e Pan).
A evolução estudada através da filogenia molecular está mudando o modo de ver como os grupos de seres vivos se relacionam na história evolutiva. - Ighor Antunes Zappes

Para ler a notícia completa, clique aqui.