quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Darwin para crianças

Gente, saiu um livro com a história da visita do Darwin ao Brasil durante a viagem do Beagle, em quadrinhos.

Segue o link pra voces conferirem:

http://www.libre.org.br/titulo_view.asp?ID=8705

Valeu, até mais!

Tirinhas!

Galera, tem umas tirinhas com umas sacadas muito legais sobre Deus e a evolução, no blog "Um sábado qualquer". Sempre que possível vamos postar uma por aqui.

Por favor, sem nenhum preconceito, apenas diversão.





Valeu! (Galopogando, sempre)

Começo... (faltam 33 dias!)

Então, pessoal, a gente começa hoje com o acompanhamento (quase) diário do blog "Galapogando a Tartaruga". Aparecerão por aqui notícias, curiosidades e novidades a respeito do mundo da Evolução (ou seja, o nosso mundo). Além disso, vamos fazer uma contagem regressiva para a DATA (hehe) do aniversário dos 150 anos de publicação do "Origem das Espécies" de Charles Darwin, 24 de novembro.

Também nesta data ocorrerá o evento darwiniano "Origem das Espécies: 150 anos da Teoria Evolutiva", na Universidade Federal de Viçosa. Estaremos cobrindo todo o evento e dando os detalhes da programação.

Como esse é o primeiro post, decidimos falar um pouco não sobre Darwin, mas sobre uma outra figura importante, contemporâneo e amigo do sujeito. É por causa desse amigo que assinamos os posts com o nome "bulldog":

HUXLEY



Thomas Henry Huxley foi um biólogo inglês que ficou conhecido como "O Buldogue de Darwin" por ser o principal defensor público da teoria da Evolução de Charles Darwin e um dos principais cientistas ingleses do século XIX.

Huxley nasceu em Ealing, próximo a Londres. Aos 15 anos, começou a estudar Medicina. Aos vinte, passou nos exames da Universidade de Londres, onde publicou seu primeiro texto científico.

Aos 21 anos, viajou como assistente de cirurgião à bordo do H.M.S. Rattlesnake, da Austrália e Nova Guiné. Durante a viagem, descreveu e enviou à Inglaterra vários espécimes novos de animais.

De volta a Inglaterra, em 1850, seus relatos e espécimes o haviam tornado um célebre cientista, e então ele pode conhecer Charles Darwin. Devido à sua origem humilde, precisou se destacar pela inteligência e empenho para obter oportunidades. Assim, Huxley precisou candidatar-se a qualquer cargo com salário disponível para cientistas. Apesar das dificuldades financeiras, tornou-se progressivamente mais respeitado.

T.H. Huxley foi um dos poucos a quem Charles Darwin expôs suas idéias evolucionistas antes da publicação de Origem das Espécies e um dos principais responsáveis pelo sucesso da sua publicação. Logo após conhecer e concordar com a Teoria da Evolução, iniciou a estratégia de substituir na cúpula científica inglesa, cientistas com idéias ultrapassadas por uma nova classe de cientistas jovens e talentosos, abertos a novas idéias.

Como Darwin nunca foi um grande orador, coube à Thomas Huxley o papel de principal defensor da Evolução. Orador perspicaz e feroz, além de um humor cínico, chegou a dizer que tinha que "tomar conta dele - de fato, eu sempre tenho sido o buldogue de Darwin".

O mais importante debate sobre Evolução ocorreu em 30 de junho de 1860, na Universidade de Oxford, entre T. H. Huxley e o Bispo Samuel Wilberforce. O desfecho foi com grande vitória para Huxley, em um dos grandes debates científicos da História. No momento mais conhecido da discussão, Samuel Wilberforce teria perguntado se foi "através da sua avó ou do seu avô" que ele "alegava a descendência de um macaco". A resposta de Huxley ovacionada pelo público: "Se a questão é se eu preferiria ter um macaco miserável como avô ou um homem altamente favorecido pela natureza que possui grande capacidade de influência mas mesmo assim emprega essa capacidade e influência para o mero propósito de introduzir o ridículo em uma discussão científica séria, eu não hesitaria afirmar a preferência pelo macaco".

Darwin escreveu sobre Huxley o seguinte: "Eu vejo todo dia mais e mais claramente que meu livro, sem ajuda, não teria feito nada". Também chegou a dizer que Huxley era o "rei dos homens".

Huxley criou o termo "agnosticismo" para descrever seu posicionamento sobre a crença religiosa. Ele também inventou o conceito de biogênese.

Durante 31 anos, ocupou a cadeira de História Natural na School of Mines, fazendo pesquisas em paleontologia. Em 1870, assumiu compromissos políticos. Foi secretário executivo da Royal Society de 1871 a 1880, e presidente desta sociedade de 1881 a 1885.

Morreu em 1995, após uma enfermidade dolorosa, em Eastbourne.




Pois é, o cara não era fraco não!

Acompanhem "galapogando" com a gente!..