segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Evolução da fala

No mês passado foi publicado um artigo sobre uma possível descoberta de um gene relacionado à fala humana. Leia um trecho da notícia sobre o artigo:


"Chimpanzé, nosso mais próximo parente na cadeia animal, não fala. Nós falamos. Agora cientistas localizaram uma mutação em um gene que pode ajudar a explicar essa diferença. Essa mutação parece ter sido determinante para o desenvolvimento da fala. Provavelmente não é o único gene responsável por esse processo, mas pesquisadores acharam um gene que tem aspecto e atividade diferentes em chimpanzés e humanos, segundo o artigo publicado nesta quarta-feira pelo jornal Nature.

Testes de laboratório demonstraram que a versão humana tem relação com outros cem genes, diferente da versão do chimpanzé. Este gene - chamado FOXP2 - sofreu mutação durante o desenvolvimento humano, promovendo a habilidade da fala. (...) "


As tecnologias da biologia molecular vêm avançando extraordinariamente nas últimas duas décadas. Desde então os evolucionistas estão utilizando ferramentas para analizar possíveis relações entre sequências gênicas de diferentes espécies para verificar como foi o processo evolutivo que levou à diferenciação de genes. Essa descoberta de um possível "gene da fala" é mais um exemplo de uma tentativa de elucidar as diferenças evolutivas entre grupos irmãos (neste caso, gêneros Homo e Pan).
A evolução estudada através da filogenia molecular está mudando o modo de ver como os grupos de seres vivos se relacionam na história evolutiva. - Ighor Antunes Zappes

Para ler a notícia completa, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem com críticas e sugestões de novos posts!

Por segurança, os comentários serão previamente selecionados.